Lucimar pede informações sobre salão no MAV destinado à política cultural de Jacareí

A vereadora Lucimar Ponciano (MDB) encaminhou pedido de informações ao prefeito Izaias Santana questionando o uso e atribuições do Salão Térreo pertencente ao Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), com o objetivo central de evidenciar a importância dos afrodescendentes na constituição econômica, social e cultural do Vale do Paraíba.

No documento, aprovado pelo plenário na sessão de quarta-feira (24), Lucimar faz referência à Moção protocolada na Conferência Cultural, realizada em 25 de novembro de 2017.

Nesta data foi aprovada moção que solicitava a destinação de um salão térreo permanente no MAV para exposição, oficinas, eventos e roda de conversas, referente à inerência histórica e de questões sociais permanentes e com a necessidade de discussão nos grupos sociais, em especial o protagonismo, propiciando os acervos memoráveis que não devem ficar no anonimato, intrínseco na Cultura Popular, Culinária, Potencial de Trabalho, e outros conhecimentos como parte da sociedade jacareiense, nacional e mundial”, explicou a vereadora.

Diante do impasse que permanece desde 2017, Lucimar questionou se houve ATA de leitura das propostas, estudo, motivo da falta de discussão e como está o processo de atribuição do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (CODEPAC) nas estruturas históricas da cidade.

A vereadora, também, questionou se já foram tombadas as construções produzidas por mão de obra escrava em Jacareí, além de quais registros, em especial da cultura popular, já foram decretados como “Patrimônio Imaterial do Município”, e se existem registros das comunicações e discussões com o CMPC.

Lucimar considerou a urgência de uma interlocução da gestão cultural com a classe artística e sociedade. “Encontros temáticos comuns a todo segmento que tem trabalhos vinculados à importância dos afrodescendentes, pois, temos o Solar do Leitão que escravizou e abusou do povo negro, e tendo em vista que atividades contínuas são importantes para minimizar a escravização do preconceito, injúria racial e racismo”, disse a vereadora.

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) foi criado através da Lei nº 6.217/2018 com a finalidade da preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Jacareí e do Vale do Paraíba, entre outros objetivos.

Foto – Google Street View
Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest