
A Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes (CECE), da Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (28) audiência pública para apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus Jacareí, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Durante o evento, o professor Wagner Ferraz Castro fez a apresentação do PDI, que é um documento que define a missão da instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos (2024-2029), com a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.
Segundo Castro, o Plano envolve a oferta de 35 vagas anuais para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação (quatro anos), 40 vagas anuais para Técnico em Informática para Internet (um ano e meio), 40 vagas anuais para o curso de Técnico em Administração (vespertino), 40 vagas para Técnico em Administração, Logística e Qualidade (noturno), 20 ou 40 vagas para Bacharelado em Administração, 20 vagas para Pós-Graduação em Análise e Ciência de Dados (um ano e meio), 20 vagas anuais para Mestrado em Administração, além de outras 40 vagas anuais para Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio (PROEJA).
“Segundo os indicadores legais, 50% das vagas previstas para cursos técnicos, 20% das vagas para formação de professores, licenciaturas e pós-graduação, além da obrigatoriedade de manutenção da relação aluno/professor da ordem de 20, no mínimo, com um limitante total de 70 docentes somadas todas as áreas”, disse Wagner.
De acordo com Castro, o Plano prevê o aumento do número de salas de aula, construção de quadra coberta e bloco de seis novas salas de aula, além da construção de dois novos prédios com restaurante estudantil e biblioteca, que serão feitos através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
O Plano se caracteriza como documento obrigatório para as instituições de ensino superior, atendendo ao estabelecido pelo Decreto nº 9.235/2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
O PDI 2024/2029 do IFSP está organizado em capítulos, que atendem às exigências do Decreto nº 9.235/2017, e também possui elementos de caráter estratégico para a instituição, reforçando os compromissos do IFSP com a sociedade, o meio ambiente e a governança, aponta o presidente da comissão de sistematização do processo de elaboração do PDI.
Participação – Alunos e docentes do campus do Instituto Federal de Jacareí compareceram às galerias da Câmara para acompanhar e esclarecer dúvidas a respeito do planejamento institucional para os próximos anos.
A audiência contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação, Danielli Villar, do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edson Guedes, do vereador Gabriel Belém (PSB), além dos membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes (CECE), vereadores Netho Alves (PL) e Maria Amélia (PSDB) que ocupam, respectivamente, os cargos de presidente e membro da Comissão.
A audiência pública é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.