
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga questões relacionadas à delimitação territorial entre os Municípios de Jacareí e São José dos Campos, na região do loteamento Urbanova, esteve no Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), em São Paulo-SP, na tarde desta terça-feira (7).
A Comissão é formada pelos vereadores Netho Alves (PL), Juex Almeida (PP) e Paulinho do Esporte (Podemos), respectivamente presidente, relator e membro.
O Instituto Geográfico e Cartográfico tem como objetivo promover o conhecimento do território paulista. Para isso, dedica-se à cartografia de detalhe e precisão, oferecendo produtos como cartas e mapas do Estado de São Paulo, de suas regiões e de seus Municípios. Dentre os serviços oferecidos pelo Instituto, destacam-se a demarcação de divisas municipais e o fornecimento de certidões de jurisdição administrativa e territorial.
O objetivo da presença foi iniciar diálogo com o órgão sobre o terreno a investigar, além da entrega de documentações e solicitação de informações pertinentes ao caso.
O presidente da Comissão, vereador Netho Alves (PL), afirmou que a complexidade do caso requer reuniões com pessoas especializadas na legislação temática, como é o caso do Instituto visitado. “A CPI tem o dever de buscar informações assertivas e material histórico de confiança, para depois analisar qual os demais passos a trilhar”, disse.
A Comissão Parlamentar de Inquérito possui poderes de investigação semelhantes aos das autoridades judiciais e tem prazo de até 180 dias para apresentar pareceres sobre os trabalhos de investigação, podendo encaminha-los ao Ministério Público para apuração de responsabilidades civis ou criminais dos infratores.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
Guilherme Freitas
Acompanho e valorizo muito essas publicações.