O vereador Edinho Guedes (PMDB) reuniu-se, na última terça-feira (19), com o presidente do Hospital São Francisco de Assis, Pedro Guimarães, para obter informações a respeito do funcionamento de repasse de recursos públicos para assistência a pacientes com câncer, em Jacareí.
Durante o encontro, o parlamentar tomou ciência sobre o atual quadro financeiro da instituição filantrópica, a qual, segundo Edinho, acumula, desde 2015, dívidas da ordem de R$ 1,5 milhão. “O hospital presta serviços para o tratamento de câncer em pacientes da rede pública atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são encaminhados pela Prefeitura. Porém, o número de encaminhamentos para o hospital diminuiu, situação que tem prejudicado inúmeros pacientes que aguardam na fila”, afirmou.
Ainda de acordo com o vereador, a dívida acumulada está relacionada ao atraso no repasso de recursos públicos para o hospital. “A dívida é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, pelo tratamento de pacientes que já estão em andamento”, explicou. “A atual administração de Jacareí se esqueceu do que realmente é importante e prioridade para cidade. O Brasil está nesta crise econômica por culpa da má gestão do recurso público, e não pela falta dele”, defendeu.
Na reunião, o vereador se comprometeu em buscar apoio junto aos governos estadual e federal com o objetivo de ampliar a oferta de atendimento a pacientes com câncer no hospital. “É preciso esforço para buscar todas as formas de ajuda, mas acredito que a saúde pública de Jacareí poderia, sim, estar muito melhor, basta priorizar o uso do dinheiro público para o que realmente é prioridade”, concluiu.
Após o encontro, Edinho aproveitou para conhecer as novas instalações do hospital, que é referência regional para atendimento oncológico a pacientes de municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, resultado de um plano de expansão estrutural concluído em 2015.
Legenda – À esquerda, o presidente do Hospital São Francisco de Assis, Pedro Guimarães, conversa com o vereador Edinho Guedes (PMDB)
Crédito – Gabinete do Vereador/CMJ