Câmara aprova Projeto de Lei para preservar arquitetura do Educamais

Em Sessão Ordinária realizada na sexta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal de Jacareí, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Processo 160/2014, de autoria dos parlamentares Ana Lino (PMDB) e Hernani Barreto (PT). Esse Projeto de Lei trata da preservação arquitetônica do complexo cultural e educacional Educamais Jacareí.

“A intenção é evitar que sejam feitas modificações nos prédios que acabam alterando o projeto idealizado inicialmente pelo arquiteto”, diz a vereadora Ana Lino. “Trata-se de uma medida de preservação e não de um tombamento histórico”, complementa Ana, ao explicar que o tombamento ainda não é possível, uma vez que o Educamais, por ser uma construção recente, ainda não faz parte da história da cidade.

Na defesa do projeto, a vereadora citou como exemplo as mudanças feitas no prédio onde funciona, atualmente, uma agência do Banco do Brasil, na Praça do Rosário, região central da cidade. Esse prédio também foi projetado por Ruy Ohtake. “As alterações foram tantas que ele retirou sua assinatura da obra”, informa.

Hernani Barreto destacou que é importante preservar o Educamais como ele foi projetado pelo arquiteto. “Hoje, estamos cuidando do futuro de uma construção que com certeza fará parte da história de Jacareí”, afirma. Além disso, o vereador ressaltou que é uma maneira da cidade prestar uma homenagem à família de Ruy Ohtake, que perdeu sua matriarca na semana passada.

Caiação de árvores – O processo 166/2014, que propõe a inclusão de um inciso na Lei Orgânica do Município – LOM, referente à caiação de árvores também foi aprovado por todos os vereadores. O processo entrou na pauta da reunião em segunda discussão e prevê a proibição de uso de cal na pintura de árvores. O processo é de autoria dos vereadores Edinho Guedes, Ana Lino, Paulinho do Esporte, todos do PMDB, de Rogério Timóteo (PRB) e Edgard Sasaki (DEM).

Edinho Guedes ressaltou a importância da medida dizendo que “muito se fala em desmatamento e nos efeitos que isso causa no ambiente, mas que, infelizmente, ainda se matam muitas árvores por simples desconhecimento”. O parlamentar ressalta que a cal é extremamente tóxica para as plantas.

Na mesma Sessão Ordinária foi discutido o Processo 193/2014, que trata do veto aos autógrafos da Lei nº 5.900/2014, dispondo sobre a devolução de recursos para o Poder Executivo.  O processo foi rejeitado por 12 votos.

Os Processos estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Jacareí, no site www.jacarei.sp.leg.br .

Crédito – Assessoria de Comunicação/CMJ

Legenda – Vereadores durante a 3ª. Sessão Ordinária realizada na sexta-feira (20)

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Comentários

  1. Avatar
    Pedro Luiz
    20/02/2015 at 17:13

    A pessoa que escreveu esse texto não viu a mesma sessão que eu, não é possível. Foram quatro projetos para votação, mas no texto só fala de dois. E o projeto do Edgar Sassaki? Onde está a informação? E pior, no projeto do prefeito, o texto não explica nada, de onde vem os recursos, enfim, nada. Eu que assisto as sessões na tv camara sei muito mais do que quem escreveu isso, infelizmente, pois deveria ser o contrário

Os comentários estão fechados.