Câmara Municipal recebe audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento do IFSP

A Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes (CECE), da Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (28) audiência pública para apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus Jacareí, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Durante o evento, o professor Wagner Ferraz Castro fez a apresentação do PDI, que é um documento que define a missão da instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos (2024-2029), com a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.

Segundo Castro, o Plano envolve a oferta de 35 vagas anuais para o curso de Bacharelado em Ciência da Computação (quatro anos), 40 vagas anuais para Técnico em Informática para Internet (um ano e meio), 40 vagas anuais para o curso de Técnico em Administração (vespertino), 40 vagas para Técnico em Administração, Logística e Qualidade (noturno), 20 ou 40 vagas para Bacharelado em Administração, 20 vagas para Pós-Graduação em Análise e Ciência de Dados (um ano e meio), 20 vagas anuais para Mestrado em Administração, além de outras 40 vagas anuais para Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio (PROEJA).

Segundo os indicadores legais, 50% das vagas previstas para cursos técnicos, 20% das vagas para formação de professores, licenciaturas e pós-graduação, além da obrigatoriedade de manutenção da relação aluno/professor da ordem de 20, no mínimo, com um limitante total de 70 docentes somadas todas as áreas”, disse Wagner.

De acordo com Castro, o Plano prevê o aumento do número de salas de aula, construção de quadra coberta e bloco de seis novas salas de aula, além da construção de dois novos prédios com restaurante estudantil e biblioteca, que serão feitos através de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O Plano se caracteriza como documento obrigatório para as instituições de ensino superior, atendendo ao estabelecido pelo Decreto nº 9.235/2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

O PDI 2024/2029 do IFSP está organizado em capítulos, que atendem às exigências do Decreto nº 9.235/2017, e também possui elementos de caráter estratégico para a instituição, reforçando os compromissos do IFSP com a sociedade, o meio ambiente e a governança, aponta o presidente da comissão de sistematização do processo de elaboração do PDI.

Participação – Alunos e docentes do campus do Instituto Federal de Jacareí compareceram às galerias da Câmara para acompanhar e esclarecer dúvidas a respeito do planejamento institucional para os próximos anos.

A audiência contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação, Danielli Villar, do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edson Guedes, do vereador Gabriel Belém (PSB), além dos membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes (CECE), vereadores Netho Alves (PL) e Maria Amélia (PSDB) que ocupam, respectivamente, os cargos de presidente e membro da Comissão.

A audiência pública é aberta ao público e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do Youtube da TV.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest

Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:

  • Não saia muito do tema do tópico.
  • Não publique SPAM, visível ou mascarado.
  • Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
  • Seja educado.

Deixe um comentário