Fernando da Ótica questiona Prefeitura sobre mamografias

De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, ocorrem mais de um milhão de casos de câncer de mama em todo o mundo, sendo, nas mulheres, a causa mais frequente de mortes pela doença. As causas desse tipo de câncer são conhecidas e o exame preventivo ainda é uma das principais armas para combater a moléstia.

Diante dessa realidade, o vereador Fernando da Ótica Original (PSC) resolveu protocolar, durante a 19ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jacareí, um pedido de informações, questionando o poder Executivo Municipal sobre a existência de programas de prevenção precoce da doença. O pedido foi discutido em plenário e aprovado pelos demais parlamentares.

A justificativa do vereador aponta que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mantém o programa “Mulheres de Peito”, que disponibiliza a realização gratuita de mamografias em laboratórios móveis que percorrem todo o Estado. “Eu gostaria de saber se a Prefeitura fez o pedido ao governo estadual para que nosso município receba um desses laboratórios”, afirma Fernando. “Se foi feito o pedido, quero saber quando foi feito e o que o governo estadual respondeu”, completa.

Ressonância – Outra preocupação do vereador na área da Saúde refere-se à demora na realização de exames de ressonância magnética pela rede pública do município. O parlamentar explica que tem recebido várias reclamações de munícipes que não estão conseguindo agendar os exames ou que são informados de que existe uma espera de até oito meses. Na opinião do vereador, esse tipo de exame é de suma importância para se detectar casos de doenças graves e cuja espera não pode demorar tanto.

“Por isso, quero saber quantos aparelhos e quantas equipes a Prefeitura disponibiliza para a realização de ressonâncias magnéticas”, afirma Fernando. “Além disso, quero saber, também, como é feito o controle do agendamento desses exames e o motivo de tanta demora”, finaliza.

Recomendar para um amigo
  • gplus
  • pinterest