
O Plenário da Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira (6) pedido de informações do vereador Gabriel Belém (PSB), que questiona o prefeito Celso Florêncio de Souza sobre contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Instituto Letras Iguais.
No documento, Belém considera grave a situação da educação especial em Jacareí, com a falta de profissionais de apoio em número suficiente para atender à crescente demanda de alunos com laudo ou em processo de investigação, e a ausência de suporte adequado, o que o leva a questionar a contratação do Instituto Letras Iguais, no valor de mais de R$ 7,5 milhões.
“A situação da educação especial em nossa cidade infringe a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Lei Berenice Piana”, afirmou.
Segundo o parlamentar, é necessária a publicidade do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa contratada; do número de profissionais que prestam o serviço, suas funções, carga-horária; da apresentação das qualificações e formações dos profissionais em educação inclusiva e sua distribuição por unidade escolar da rede; da data prevista para o início das atividades desses profissionais nas escolas, assim como o valor da remuneração de cada um deles.
O prefeito municipal tem 15 dias para responder aos questionamentos do vereador, podendo, com justificativa, ser prorrogado por prazo determinado.
Saúde – Na sessão, Gabriel Belém também enviou indicação à Prefeitura pedindo a realização de serviços de reparos e manutenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cidade Salvador.
“Durante visita técnica à UBS, foram identificadas diversas falhas estruturais, operacionais e de abastecimento que comprometem a qualidade do atendimento à população e as condições de trabalho da equipe”, disse.
Entre os problemas apontados o vereador aponta a falta de espaço físico adequado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), presença de mofo na sala de acolhimento e em outras salas da unidade, móveis em mau estado de conservação, ausência de macas com rodízios e falta de caixas organizadoras, falta de atendentes, o que leva os ACSs a atuarem fora de sua função original, autoclaves quebradas, comprometendo a esterilização de materiais, além de relatos de ausência de insulina (por falta de geladeira adequada), omeprazol, nitroglicerina e outros insumos essenciais.
Confira todos os trabalhos protocolados pelo vereador Gabriel Belém durante a sessão acessando o site da Câmara (www.jacarei.sp.leg.br) e clicando na aba Produção Legislativa.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.