
A Câmara Municipal de Jacareí discutirá, na sessão ordinária de quarta-feira (11), às 9h, projetos ligados às áreas tributária, do esporte e da segurança.
As propostas em foco vão da criação de novas regras para a quitação de dívidas e impostos com a Prefeitura ao monitoramento por vídeo em postos de saúde.
Inadimplentes – É o caso do projeto de autoria do prefeito Celso Florêncio de Souza, que prevê a redução do valor mínimo de créditos que podem ser compensados pela cessão de uso de bens móveis de R$ 500 mil para R$ 200 mil.
“O valor anterior era considerado um ‘limitador excessivo’, impedindo que contribuintes com dívidas intermediárias regularizassem sua situação”, justificou Celso Florêncio. Com a nova medida, os imóveis utilizados na quitação dos débitos poderão ser utilizados na instalação de equipamentos sociais menores, áreas verdes ou unidades administrativas.
Ainda na área tributária, também será discutido o projeto do vereador Paulinho dos Condutores (PODEMOS), que obriga a Prefeitura a entrar em contato com os devedores de impostos e taxas municipais por mensagens digitais ou e-mail, antes do início de processos judiciais de cobrança.
O projeto regulamenta que a administração municipal deve fazer pelo menos três tentativas de contato em horários alternados, com orientações sobre taxas e possibilidades de parcelamento.
Além disso, a Prefeitura deve aguardar o prazo de 30 dias após a notificação para instaurar a cobrança judicial. “Com esse procedimento, será evitado que o contribuinte arque com custas judiciais por desconhecimento da dívida”, explicou o vereador.
Segurança – O projeto do vereador Siufarne do Cidade Salvador (PL), que obriga a instalação de câmeras em UMSF’s e UPA’s para aumentar a segurança de pacientes e servidores e promover a transparência no atendimento, volta à rodada de discussões após ter tido a votação adiada na semana passada.
O projeto recebeu um Substitutivo para criar uma Política Pública Municipal e uma Emenda para especificar a cobertura em áreas comuns. Assim, as câmeras devem cobrir recepções, salas de espera e acessos, mas são terminantemente proibidas em locais de privacidade, como banheiros, consultórios e salas de procedimentos. A
Além disso, as gravações devem ser ininterruptas e arquivadas por, no mínimo, 180 dias, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Agenda 2030 – Por fim, também será discutida outra proposta assinada pelo prefeito Celso Florêncio, que institui o programa “Sou Atleta”.
A intenção é transformar Jacareí em um celeiro de talentos, atendendo jovens de até 20 anos e pessoas com deficiência, estando alinhado à Agenda 2030 da ONU em saúde, redução de desigualdades e instituições eficazes.
O ingresso no programa ocorrerá em três fases: avaliação geral (seletivas abertas), avaliação específica (testes técnicos) e avaliação adaptativa (sessões de treino). Os atletas que representarem o município poderão receber uniformes, alimentação em viagens e transporte.
A sessão ordinária é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí, nos canais 39.2 Digital e 12 da Claro, além do aplicativo para Android e iOS e do canal do YouTube da TV.
Ao visitar, ler, ou interagir com os recursos disponibilizados neste site, você está aceitando todas as condições mencionadas neste Termos de Uso, com destaque para as seguintes condições gerais:
- Não saia muito do tema do tópico.
- Não publique SPAM, visível ou mascarado.
- Não ofenda ninguém, nem faça comentários preconceituosos ou racistas.
- Seja educado.
